Livros

FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR

Com a estabilização monetária ocorrida na economia brasileira a partir de 1995, a inflação, ainda que presente em reduzida escala nas decisões empresariais, deixou de figurar como a maior preocupação das finanças corporativas no Brasil.

Outras características típicas de nosso ambiente econômico ganharam maior destaque, como baixa oferta de crédito, principalmente de longo prazo, as altas taxas de juros, aspectos criticáveis da legislação fiscal e societária brasileira, política de dividendos e a figura dos juros sobre o capital próprio, desequilíbrios na estrutura de capital das empesas. Portanto, o objetivo deste livro, sem ignorar por completo a inflação, é priorizar o estudo das finanças corporativas dentro do contexto econômico brasileiro.

Enfoca especialmente o tratamento dispensado à mensuração do valor gerado aos acionistas pelas decisões financeiras e a seus direcionadores de valor. Para melhor aproveitamento de quem inicia nessa área, a obra oferece também as idéias básicas de como são geridas as finanças das empresas no contexto dos objetivos assinalados.

Em seus 28 capítulos, destacam-se os seguintes tópicos: estudo conceitual da administração financeira; visão do ambiente financeiro brasileiro; base conceitual da gestão de valor; moderna visão de risco, retorno e custo de oportunidade; decisões de investimentos em condições de risco; e avaliação econômica das empresas.

PARCEIROS
APOIADORES