Livros

ESTRUTURA E ANÁLISE DE BALANÇOS

Um Enfoque Econômico-Financeiro

O estudo da estrutura de balanços e sua análise têm sofrido evolução conceitual e prática, no sentido de abranger esquemas de interpretação que não se limitem aos indicadores horizontais e verticais, bem como ao cálculo de índices tradicionais. Esta edição considerou os principais avanços que ocorreram no instrumental de avaliação de empresas e buscou atender a uma necessidade crescente de os analistas adquirirem visão ampla da matéria.

Objetivou-se também introduzir técnicas mais aprimoradas de análise econômico-financeira, envolvendo estudos avançados sobre a rentabilidade, formulações analíticas de desempenho, mobilidade econômica e financeira de um negócio, estrutura de liquidez e análise dinâmica do capital de giro. Destaque ainda deve ser dado ao estudo da metodologia de apuração do valor econômico agregado, moderno indicador do sucesso empresarial, e à metodologia de análise de bancos.

Dividido em cinco partes, o livro aborda a análise de balanços de empresas comerciais, industriais, de serviços e bancos comerciais e múltiplos, permitindo melhor compreensão da posição atual e tendências futuras. A Parte I aborda os vários aspectos internos (formas jurídicas e classificação das empresas, órgãos representativos, valores mobiliários, decisões financeiras e objetivos da empresa) e externos (interligação entre o sistema econômico e as empresas, mercados etc.), além de fazer considerações sobre os usuários da análise de balanços. A Parte II dispensa um tratamento mais analítico às várias demonstrações contábeis, enfocadas como os insumos básicos da análise de balanços.

A estrutura das várias demonstrações engloba extenso número de situações práticas normalmente identificadas nas empresas brasileiras, permitindo melhor compreensão da evolução das empresas. A Parte III, além de desenvolver o instrumental intermediário da análise de balanços, aborda, de forma mais extensa, os critérios da análise e os ajustes necessários nos demonstrativos. Os capítulos desta parte estudam análises horizontal e vertical, alavancagem operacional, financeira e total, avaliação dos ativos e passivos permanentes, ativo circulante, ciclo operacional e liquidez.

A Parte IV inclui um instrumental mais aprimorado da análise econômico-financeira, envolvendo estudos avançados sobre a viabilidade econômica e financeira das empresas. Aborda também a apuração e interpretação da taxa de atratividade e dimensionamento do valor econômico agregado. A Parte V trata da análise de balanços de instituições financeiras, centrando o estudo em bancos comerciais e múltiplos.

Diante da destacada importância desse segmento de negócios na atual conjuntura, considerou-se relevante sua inclusão no livro, permitindo maior capacitação no processo de análise de empresas.

PARCEIROS
APOIADORES