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Cursos In-Company

Finanças Corporativas e Valor

11 de abril de 2019 - Cursos In-Company
CAPITAL DE GIRO E LIQUIDEZ EMPRESARIAL

Objetivos

O curso visa desenvolver conceitos e técnicas voltados aos problemas empresariais de capital de giro e liquidez. Mais especificamente, a prioridade do curso volta-se à avaliação do equilíbrio financeiro da empresa, do controle de seus investimentos em giro e às repercussões das decisões financeiras sobre a liquidez.

São considerados, ainda, os impactos sobre os fluxos de caixa determinados principalmente por alterações nos níveis de estoques, fixação de estratégias de vendas, decisões de vendas a prazo e preços de reposição.

 

A Quem se Destina

Pessoal da área financeira e demais profissionais que demandam por uma formação mais ampla e atual do capital de giro e da posição de liquidez das empresas. A importância da liquidez envolve todas as áreas da empresa comprometidas com  a qualidade de suas decisões, controle operacional e competitividade de seus produtos.

 

Programa

  • Capital de Giro e Avaliação: capital de giro e liquidez; capital de giro (circulante) líquido; ciclos operacionais e financeiros e seus reflexos sobre a folga financeira; a estrutura de equilíbrio financeiro da empresa; análise da necessidade de investimento em giro.
  • Fluxos Financeiros: demonstração do fluxo de caixa; a geração interna de caixa.
  • Planejamento do Capital de Giro: como dimensionar as necessidades de capital de giro; análise pormenorizada dos elementos de giro; análise das tendências da saúde financeira da empresa.
  • Controle e Avaliação do Capital de Giro: overtrading e o efeito tesoura; o crescimento da empresa e seu endividamento;as vendas a prazo e seus reflexos sobre a liquidez; geração de caixa para reposição física dos estoques e  disponibilidade financeira do lucro; estoques a preços de reposição.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 

MEDIDAS DE DESEMPENHO E CRIAÇÃO DE VALOR: EVATM, MVA, CFROI

 

Objetivos

A moderna medida do sucesso do desempenho operacional é a criação de valor, conseqüência de uma gestão inovadora que avalia a criação de riqueza como seu objetivo principal.

O curso volta-se ao estudo das modernas medidas de criação de valor, como: EVATM, MVA, CFROI, entre outras.São consideradas atualmente as mais importantes medidas do desempenho e sucesso das empresas.

 

Programa

  • Como avaliar o desempenho e o sucesso das empresas; avaliação analítica do retorno sobre o investimento;
  • Agregação de riqueza e o objetivo da empresa; taxa de atratividade do capital;
  • Gestão financeira voltada para o valor da empresa; como medir a riqueza agregada; EVATM, MVA, CFROI
  • Estratégias financeiras que agregam valor; direcionadores de valor

 

Carga Horária Básica: 8,0 horas

 

 

GESTÃO BASEADA NO VALOR
 

Objetivos

O curso tem por objetivo desenvolver as métricas e metodologia da moderna gestão baseada no valor, de maneira a garantir o sucesso da empresa e sua continuidade. São estudadas diversas ferramentas voltadas a criação de valor para o acionistas tratadas as questões fundamentais de sua aplicação na realidade da empresa brasileira.

 

A Quem se Destina

A pessoal de diferentes áreas interessados na continuidade e sucesso da empresa.

 

Programa

  • Valor e lucro; valor para o acionista; medidas do sucesso empresarial; criação de valor e valor econômico agregado.
  • Os interessados na criação de valor; implantação do modelo de gestão baseada no valor; valor de mercado e criação de valor.
  • Estratégias financeiras e vantagens competitivas; capacidades diferenciadoras e direcionadores de valor; objetivos estratégicos.
  • Medida de valor para o acionista; avaliação do desempenho pelo MVA e o  modelo da Stern & Stewart.
  • Os desafios das empresas no ambiente de globalização; empresas destruidoras e criadoras de valor; direcionadores de valor;
  • As métricas de valor; principais ajustes contábeis;
  • Desafios na implantação do modelo de gestão baseada em valor.

 

Carga Horária Básica: 16,0 horas

 

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS

 

Objetivos

Introduzir os participantes no ambiente das finanças das empresas, capacitando-os a avaliar as várias decisões financeiras e o processo de formação do lucro.

Fornecer uma formação bastante clara e prática dos temas atuais relevantes da área financeira, destacando-se como avaliar a situação financeira da empresa, liquidez e rentabilidade, capital de giro e caixa, formação do preço de venda, análise de balanços, endividamento, custo de oportunidade, leverage etc.

 

A Quem se Destina

Empresários, executivos, profissionais liberais e  consultores e demais interessados oriundos de áreas não financeiras (Produção, Vendas, RH, Processamento de Dados, Administração etc) e que necessitem de conhecimentos de Finanças Corporativas.

 

Programa

  • Como Entender as Finanças das Empresas: organograma da área financeira; objetivos da empresa e o atual mundo econômico; competitividade; a dinâmica das decisões financeiras.
  • A Empresa, o Mercado Financeiro e a Economia: a finalidade e as funções do mercado financeiro; mercados a vista, a termo e futuros; o conceito de hedge; produtos financeiros; indicadores de risco; o impacto das políticas econômicas sobre as empresas; como são formados os juros no mercado.
  • Análise dos Relatórios Contábeis: interpretação dos demonstrativos contábeis; como são apurados os lucros; lucro, caixa e capital de giro; fluxos financeiros da empresa; liquidez e retorno sobre o investimento; endividamento.
  • Planejamento Financeiro: como os preços são formados; impostos sobre vendas; margem de contribuição e seleção de produtos mais rentáveis; ponto de equilíbrio; capacidade ociosa e dumping; o moderno custeio baseado em atividades (ABC).
  • Liquidez Empresarial: a folga financeira; liquidez e solvência; como avaliar o capital de giro necessário; equilíbrio financeiro.
  • Investimento e Financiamento: como avaliar um projeto de investimento; atratividade de um investimento; custo de capital; estrutura de capital; alternativas de financiamento disponíveis no mercado de capitais brasileiro; custos de agency.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (Valuation)

Objetivos

            Apresentar a metodologia e discutir a importância de mensurar o valor de mercado da empresa. Desenvolver estratégias de uma gestão baseada no valor, estabelecendo um posicionamento estratégico nos vários níveis organizacionais que promovam a maximização do valor da empresa.

A Quem se Destina

            Diretores, Titulares, membros do Conselho de Administração, administradores em geral, analistas financeiros e todos aqueles envolvidos na gestão estratégica de uma empresa voltada à maximização de seu valor.

 

Programa

  • Objetivos da avaliação; por que calcular o valor da empresa; mitos da avaliação; métodos de avaliação; métodos de avaliação de empresas.
  • Os demonstrativos contábeis revelam o valor da empresa? E o preço de mercado das ações? Princípios de criação de valor.
  • Métricas de criação de valor: valor econômico agregado e goodwill.
  • As estimativas do custo de oportunidade de capital e o risco da empresa; estrutura de uma avaliação.
  • Apuração dos fluxos de caixa para avaliação de empresas: fluxo de caixa disponível da empresa e do acionista; como estimar e interpretar os fluxos de caixa.
  • Formulações e cálculos do valor da empresa; valor explícito e valor contínuo (residual); necessidades de investimentos e estimativas de crescimento; metodologia de avaliação.
  • Caixa e ativos não operacionais; passivos “ocultos”; valor de mercado e valor intrínseco; sinergia na avaliação.
  • Uso de múltiplos na avaliação.
  • Casos de avaliação de empresas no Brasil.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 

ESTRUTURA DE CAPITAL E CUSTO DE CAPITAL

 

 Objetivos

            O curso desenvolve toda a teoria de custo e estrutura de capital dentro de uma visão prática e aplicada a realidade das empresas. O tema é atual e amplamente adotado nas estratégias de criação de valor das empresas competitivas. São discutidos no curso casos práticos de estratégias de financiamento adotadas por diversas empresas brasileiras.

  

A Quem se Destina

Executivos da área financeira e analistas financeiros de investimentos.

 

Programa

  • Principais teorias sobre estrutura de capital e custo de capital;
  • Entendimento quanto ao nível adequado de endividamento;
  • É possível determinar uma estrutura ótima de capital no Brasil?
  • Cálculo e interpretação do WACC ( custo médio ponderado de capital );
  • Risco financeiro e medida de risco (beta alavancado e beta não alavancado); como calcular o custo de capital no Brasil; benchmark.
  • A estrutura de capital e os conflitos de agency.

 

Carga Horária Básica: 8,0 horas

 

 

FINANÇAS CORPORATIVAS

Objetivos

Desenvolver a teoria e a prática das Finanças das Empresas – Corporate Finance, dentro de um ambiente de competitividade e inserido seu conteúdo na realidade brasileira.

Efetivamente, o escopo de Finanças vem apresentando relevante evolução nos últimos tempos, determinando uma necessidade constante de atualização de seus profissionais.

Dentro da maior complexidade assumida pelos negócios, e de um ambiente econômico que privilegia a agregação de valor e riqueza, o estudo de Finanças apresenta-se como indispensável a todo profissional, permitindo uma compreensão mais ampla da dinâmica das decisões financeiras das empresas.

 

A Quem se Destina

Executivos da área financeira de empresas, consultores financeiros, analistas de investimentos, Titulares e membros do Conselho de Administração

Programa

  • A dinâmica das decisões financeiras. Objetivos da empresa. Estratégias financeiras. Análise do desempenho operacional. Avaliação crítica do ROI, ROA, e ROE. Alavancagem financeira. Formulações analíticas. Interpretação do EBITDA
  • Valor econômico agregado e valor agregado pelo mercado: EVA e MVA.  Estratégias que agregam valor. Gestão baseada no valor. Modelo de Stern & Stewart de valor de mercado. Lucro e geração de valor. Estratégias financeiras.  Free operating cash flow.
  • Decisões de investimento. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Valor presente líquido e orçamento de capital. Fluxos de caixa.
  • Ambiente financeiro brasileiro. Mercados financeiros. Risco, retorno e custo de oportunidade e orçamento de capital.
  • Custo e estrutura de capital. Teoria de Modigliani-Miller. Limites ao uso de capital de terceiros. Teoria de agency.  Dividendos.
  • Capital de giro e liquidez. Necessidades de investimento em giro. Equilíbrio financeiro.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 

ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Objetivos

O curso desenvolve a estrutura básica de elaboração e análise econômica de projetos de investimento de empresas. Discute seus principais aspectos de seleção das melhores alternativas, critérios conflitantes de aceitação de investimentos e a política de investimentos da empresa.

Programa

  • Tipos e classificação de investimentos; estrutura de um projeto de investimento; critérios básicos de aceitação-rejeição; como são tomadas as decisões de investimentos nas empresas.
  • Estrutura dos fluxos de caixa de projetos de investimentos; fluxos de caixa incrementais; projeções; custos irrecuperáveis; efeitos colaterias das decisões de investimentos.
  • Métodos de avaliação econômica: NPV e IRR. A IRR modificada; interpretação e limitações dos métodos; decisões conflitantes; pressupostos básicos dos métodos; critérios de decisão; restrição de capital.
  • Determinação da taxa de desconto de projetos de investimento.
  • Análise de risco de projetos de investimentos; cálculo do beta do projeto como medida de risco; decisão de investimento no contexto de carteira e diversificação.

 

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