Publicações
Cursos In-Company

Controladoria e Análise Financeira

11 de abril de 2019 - Cursos In-Company

CONVERSÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA MOEDA ESTRANGEIRA (IFRS E US GAAP)

 Objetivos

            O curso tem por objetivo apresentar e discutir os principais tópicos de conversão de demonstrações contábeis de acordo com as normas internacionais (IFRS) e norte-americanas de contabilidade (US GAAP).

A Quem se Destina

            Profissionais da área de Contabilidade e Controladoria envolvidos no processo de conversão de demonstrações contábeis para moeda estrangeira.

 Programa

§        Objetivos da conversão das demonstrações contábeis;

§        Principais diferenças entre os princípios contábeis internacionais e brasileiros;

§        Métodos de conversão (câmbio de fechamento e monetário e não monetário) e moeda funcional;

§        Taxas de conversão: histórica, média e de fechamento;

§        Ganhos e perdas na conversão.

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

CONTABILIDADE PARA ADVOGADOS

 Objetivos

            Apresentar, de forma prática e objetiva, os principais tópicos da área contábil de interesse da área jurídica.

 A Quem se Destina

            Advogados e profissionais que atuam na área jurídica

 Programa

  • Princípios fundamentais da Contabilidade;
  • Informações contábeis e gerenciais e seus usuários;
  • Conceitos de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita, Custo, Despesa, ganhos, Perdas, Lucros e Prejuízos;
  • Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos;
  • Tópicos especiais: liquidez, rentabilidade, valor, lucro, retorno e outros.
  • Escrituração contábil: plano de contas, contas contábeis e livros obrigatórios.

Carga Horária Básica: 8,0 horas

 ANÁLISE DE RELATÓRIOS FINANCEIROS PARA A GERÊNCIA

 Objetivos

            O estudo da análise de relatórios financeiros vem incorporando uma importante evolução conceitual e prática, abrangendo formas de avaliação que não se limitam aos índices tradicionais de avaliação.

            O curso considera os principais avanços verificados no instrumental de avaliação da empresa, visando enfocar de maneira mais ampla e moderna a interpretação do desempenho operacional através de casos e situações da realidade das empresas. 

A Quem se Destina

            Pelo seu caráter gerencial, o curso se destina a todo profissional envolvido com o controle financeiro, processo decisório e avaliação do desempenho da empresa.

Programa

            Interpretação dos demonstrativos financeiros; relatórios em moeda constante; principais indicadores econômico-financeiros de análise; diagrama de índices de desempenho; estudo da liquidez, solvência, ciclo operacional, rentabilidade e lucratividade, e estrutura de capitais; análise giro versus margem; alavancagem financeira e alavancagem operacional; decomposição das taxas de rentabilidade; integração lucro, capital de giro e caixa; modelo dinâmico de projeção e análise do capital de giro; retorno sobre o investimento e viabilidade econômica; como apurar o valor econômico agregado (EVATM); goodwill.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL ATRAVÉS DO ROI (Return on Investment)

 Objetivos

Desenvolver os aspectos mais relevantes dos modelos atuais de avaliação de desempenho e acompanhamento da viabilidade econômica das empresas.

            O tema é tratado de maneira analítica e ajustado à realidade das empresas brasileiras.

 A Quem se Destina

Executivos e profissionais da área financeira preocupados em discutir e reciclar seus conhecimentos e experiência sobre o ROI. Recomendado também a analistas financeiros e investidores.

 Programa

            O genuíno resultado operacional e sua importância na avaliação do desempenho econômico; margem de contribuição identificada e o retorno sobre o investimento; modelo analítico de avaliação do desempenho econômico; spread econômico; o retorno sobre o capital próprio e o ROI; análise de giro e margem operacional; diagrama de desempenho; estudo mais aprofundado da alavancagem financeira; risco empresarial; o desempenho por unidade de negócios; ROI e decisões que agregam valor; estratégias financeiras.

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

CONTABILIDADE GERENCIAL

Objetivos

            O curso tem como característica básica a aplicação da Contabilidade de Custos para finalidades gerenciais, auxiliando o administrador em suas tarefas de planejamento e controle, tomada de decisões e avaliação do desempenho da empresa.

 A Quem se Destina

            Empresários, Controllers, Gerentes, Executivos de diversas áreas e demais profissionais interessados em utilizar a Contabilidade e as Finanças das Empresas para fins gerenciais e decisoriais.

 Programa

Estrutura básica da Contabilidade de Custos; custeio por absorção e custeio direto (variável); sistema de custeio por atividades (ABC); avaliação de estoques a preços corrigidos e a preços de reposição: inflação da economia, inflação interna da empresa e preço de reposição; ganhos e perdas na estocagem; custo fixo, custo variável e margem de contribuição; seleção de produtos mais lucrativos; descontinuidade de uma linha de produtos; custo de oportunidade para tomada de decisões; apuração do ROI da empresa, por divisão e por produto; formação do preço de venda a vista e a prazo; formação e uso do mark-up; análise custo-volume-lucro; alavancagem operacional; ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico; decisões com base em custos: comprar versus fabricar.

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE

Objetivos

            O curso visa desenvolver os instrumentos de controle de gestão necessários ao processo de tomada de decisões. A preocupação básica é a melhoria de qualidade das informações gerenciais, e em seu uso estratégico em ambiente de competitividade empresarial. O enfoque do curso é bastante prático, abordando a realidade da empresa brasileira.

 A Quem se Destina

            Controllers e todo o pessoal envolvido nas áreas de análise, planejamento e gerência financeira das empresas e preocupados em aprimorar sua formação técnica e visão estratégica da atividade empresarial.

 Programa

  • A moderna Controladoria e o gerenciamento da empresa em ambiente competitivo; controles internos;
  • Os diferentes métodos de custeio e seus efeitos sobre o lucro;
  • Nomenclatura e controle de custos: custos diretos e indiretos; custos aplicados ao controle: custos controláveis, sunk costs;
  • Cálculo e aplicações de custos-padrão;
  • Depreciação, amortização e exaustão: conceitos, métodos de cálculos, efeitos fiscais, legislação e escrituração;
  • Controle orçamentário; objetivos e metas do controle; variações orçamentárias e controle gerencial;

Carga Horária Básica: 16,0 horas

CUSTOS PARA DECISÃO

Objetivos

            Desenvolver as mais importantes técnicas e conceitos de Contabilidade de Custos aplicados às decisões empresariais, de forma a contribuir com a otimização de seus resultados. O curso utiliza a Contabilidade de Custos como instrumento de tomada de decisões empresariais.

A Quem se Destina

            Gerentes, analistas de custos, supervisores, contadores e demais profissionais que desejam consolidar seus conhecimentos na área de custos.

Programa

  • Conceitos básicos de custos e terminologia contábil; classificação dos custos; objetivos e usos da Contabilidade de Custos;
  • Esquema básico de implantação da Contabilidade de Custos; exemplos de custeio por absorção e custeio direto; planilhas de custos;
  • Custo fixo, custo variável e margem de contribuição; aplicações da margem de contribuição para fins gerenciais; capacidade ociosa; dumping e limitações na capacidade de produção; contribuição marginal;
  • Custos fixos identificados e retorno sobre o investimento; resultados por unidades de negócios; diferentes margens de contribuição; eliminação de produtos e departamentos; custeio baseado em atividades (ABC); atividades relevantes e direcionadores de custos;
  • Fixação do preço de venda; decisões envolvendo comprar ou produzir; target cost; custos de oportunidade e custos de reposição na definição do preço de venda;
  • Relação custo/volume/lucro; margem de segurança operacional; alavancagem operacional e risco; diferentes estruturas de custos; efeitos nas variações nos custos fixos e variáveis.

 Carga Horária Básica: 20,0 horas

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Objetivos

O curso considera os principais avanços conceituais e práticos no estudo da estrutura e análise de demonstrativos financeiros, oferecendo uma visão mais ampla da matéria. Introduz em seu conteúdo estudos avançados sobre rentabilidade, formulações analíticas de desempenho, viabilidade econômica e financeira de um negócio e estrutura de equilíbrio financeiro. Destaque ainda deve ser dado ao estudo da metodologia de apuração do valor econômico agregado, moderno indicador do sucesso empresarial.

A Quem se Destina

Pessoal da área financeira de empresas, analistas financeiros e demais profissionais que demandam uma formação mais sólida e moderna na análise de demonstrativos financeiros.

 Programa

1.      Uma visão da empresa pelos demonstrativos contábeis. As decisões financeiras e o objetivo da empresa. Risco empresarial.

2.      O valor do dinheiro no tempo e os demonstrativos contábeis. Realizáveis e exigíveis a longo prazo e suas repercussões sobre o patrimônio líquido.

3.      Comparação dos demonstrativos contábeis nos exercícios sociais. Modificações na posição financeira e posição econômica. Análise horizontal e análise vertical. Valores relacionáveis.

4.      Estudo da liquidez. Capital circulante líquido e a folga financeira. Indicadores de liquidez. Ciclo operacional e giro dos itens operacionais. Padrões de setores. O conceito de equilíbrio financeiro e a necessidade de investimento em giro. Cálculo e avaliação do EBITDA.

5.      Estrutura de capital. Fontes e aplicações de recursos de curto prazo e de longo prazo. Indicadores de endividamento. Estrutura ótima de capital.

6.      Análise da rentabilidade e viabilidade econômica de uma empresa. Alavancagem operacional e alavancagem financeira. Indicadores de rentabilidade. Diagrama de índices. Giro e retorno do investimento.

7.      Medidas do sucesso empresarial: valor econômico agregado (EVATM) e valor agregado pelo mercado (MVA). Estratégias financeiras: investimento, financiamento e operacionais.

Carga Horária Básica: 24,0 horas

PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO

Objetivos

O curso tem por objetivo principal desenvolver a aplicação prática do modelo de avaliação do desempenho econômico na empresa. Os participantes, após aulas de revisão da teoria e desenvolvimento do modelo de avaliação, terão um prazo de aplicar o modelo na realidade da empresa, dedicando-se a última aula para apresentação dos resultados e discussões sobre as dificuldades encontradas.

 A Quem se Destina

Profissionais da área contábil-financeira, com bom potencial de entendimento e crescente necessidade de interpretar e analisar os resultados da  empresa. Objetivo: adquirir conhecimentos para implantar um modelo de avaliação de desempenho econômico na empresa.

Programa

  • Conceitos básicos: valor e lucro. Objetivo da empresa e valor para o acionista. Medidas de sucesso empresarial: EVATM (Economic Value Added) e MVA (Market Value Added). Direcionadores de valor.
  • Avaliação do desempenho econômico e o modelo da Stern & Stewart. Aplicações práticas. Medidas de desempenho: ROI, ROE, RROI, GAF, EVATM, MVA. Aplicações.
  • Seminário: Implantação do modelo de avaliação econômica na empresa. Os participantes apresentarão, ao final do curso, uma proposta de modelo de avaliação econômica direcionado a realidade da empresa. Serão tratados o desenvolvimento do modelo, usos,  objetivos e dificuldades práticas de implantação.  

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

CUSTO E PREÇO DE VENDA EM EMPRESAS DE VAREJO

Objetivos

            Capacitar os profissionais das empresas de varejo a apurarem corretamente seus custos e estabelecerem preços de venda competitivos. 

            O curso é essencialmente prático, utilizando exemplos e casos extraídos da realidade das empresas

 A Quem se Destina

            A todos os profissionais que atuam em empresas de varejo nas áreas operacionais, comerciais e de planejamento (gerentes, compradores, vendedores, supervisores etc), e demais interessados em formar conhecimentos sobre custos e preços de venda em empresas de varejo.

            Recomendado também para pequenos e médios empresários do setor varejista que buscam atualização de conhecimentos e melhor qualificação para gerenciar seus negócios.

 Programa

  • Como apurar corretamente os custos das mercadorias considerando os aspectos fiscais e  tributários, tempo de estocagem, e condições de pagamento a fornecedores e de venda a clientes;
  • Como formar os preços de venda e estabelecer estratégias competitivas de negociação, administração da margem de lucro;
  • É interessante à empresa manter estoques mais altos? Em que condições interessa investir em estoques? Estoques, custos e preços de venda;
  • Modelo gerencial de controle de resultados operacionais.

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

PARCEIROS
APOIADORES