Publicações
Cursos In-Company

Cálculos Financeiros

11 de abril de 2019 - Cursos In-Company

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM USO DE CALCULADORAS

Objetivos

            O curso tem por objetivo desenvolver os fundamentos conceituais e técnicos da Matemática Financeira, assim como demonstrar suas principais resoluções e aplicações práticas. É atribuída grande importância ao raciocínio financeiro na solução dos problemas.

            O curso cobre o uso de calculadoras financeiras com ênfase na linha HP (HP 12 C), abordando suas principais operações básicas e funções financeiras.

 A Quem se Destina

            Dado seu caráter de módulo básico, o curso é recomendado a todos os profissionais que necessitem aprender Matemática Financeira e que se encontrem preocupados com o aprimoramento de seus conhecimentos técnicos.

 Programa

            Revisão de matemática; matemática financeira, juros simples e juros compostos; valor presente e valor futuro; equivalência de capitais e de taxas de juros; taxas de juros efetiva, nominal e equivalente; descontos comerciale bancário; juros por dentro e juros por fora; inflação e poder de compra do dinheiro; aplicações financeiras e empréstimos bancários; fluxos de caixa; carência; sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos (SAC, Francês, Tabela Price, Americano, Misto e Variável); planilhas financeiras, coeficientes de atualização de dívidas; índices de preços.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

CALCULADORA FINANCEIRA  –  HP 12 – C

Programa

  • Operações Básicas de Uso: Teclado, o modo RPN, cálculos, pilha operacional e cálculos em cadeia, intercâmbio de valores, memórias (registradores) e recuperação de números, operações com registradores, a tecla CLEAR (apagar) e LSTx, memória contínua, visor.
  • Funções Percentuais e de Calendário: Problemas de cálculo de porcentagem (montante, diferença, porcentagem do total e variação percentual), calendário, datas futuras e datas passadas, número de dias entre duas datas.
  • Funções Financeiras: Registradores financeiros, limpeza, cálculo de juros simples, a convenção de fluxo de caixa, cálculos de juros compostos, pagamentos antecipados, postecipados e com carência, período singular de juros, amortizações, fluxos de caixa convencionais e não convencionais, valor presente e valor futuro, taxas equivalentes, cálculo da IRR e do NPV, construção de planilhas financeiras (tabela Price) na HP, análise de investimentos.
  • Funções matemáticas e Estatísticas: Inverso, raiz quadrada, logaritmo, expoente, fatorial, arredondamento, parte inteira e parte fracionária de um número, mudança de sinal, média simples e média ponderada, desvio padrão e variância, correlação, ajuste da reta de regressão linear e estimativas lineares.

Carga Horária Básica: 12,0 horas

MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES

Objetivos

            O curso tem por objetivo cobrir não somente os fundamentos técnicos e conceituais da Matemática Financeira, como também desenvolver suas principais aplicações práticas, destacando-se as áreas de compras, vendas, finanças, formação de preços, contabilidade e mercado de capitais. O enfoque adotado no curso é bastante prático e ajustado à realidade dos negócios e da economia.

Está prevista a utilização de calculadoras financeiras durante o curso, co ênfase na linha HP.

 A Quem se Destina

            Empresários, profissionais e consultores técnicos, executivos financeiros, executivos de compras, vendas e produção, Contadores e demais interessados no aprendizado eficiente da Matemática Financeira e de suas diversas aplicações práticas.

 Programa

  • Conceitos Gerais de matemática Financeira: juros simples e kuros compostos; formulações; equivalência de capitais; valor presente e valor futuro, fluxos de caixa; fluxos de caixa convencionais e não convencionais; carência e entrada.
  • Descontos Bancários: operações de desconto; juros por dentro e juros por fora; o prazo e a taxa nas operações de desconto; borderô; taxas de desconto decrescentes para prazos crescentes.
  • Aplicações em Títulos de Renda Fixa: taxas pré-fixadas e taxas posfixadas; a influência do IR; rentabilidade efetiva; remuneração pelo risco da aplicação; aplicações disponíveis no mercado financeiro brasileiro: CDB, Letras de Câmbio, Debêntures, Caderneta de Poupança etc.; mercado interfinanceiro e taxa over; operações hot money.
  • Empréstimos para Capital de Giro: duplicatas; reciprocidade bancária e floating bancário; empréstimos para capital de giro; operações financeiras com taxa over; juros por dias úteis e juros por dias corridos; contas garantidas e o método hamburgês; custo efetivo.
  • Estratégias Comerciais de Compra e Venda: vendas a vista e vendas a prazo; descontos financeiros; formação do preço de venda a valor presente; estratégias de compras; resultados empresariais a valor presente; custo efetivo das compras a prazo; antecipação de compras de estoque.
  • Empréstimos e Financiamentos: elaboração de planilhas de amortização pelos sistemas SAC, Price, Americano e Francês; FINAME; financiamento pela TJLP; operações de arrendamento mercantil –  Leasing; custo efetivo; coeficientes de financiamento; operações de financiamento com carência e com entrada; apropriação contábil de encargos financeiros de empréstimos e financiamentos.
  • Carteiras: custo (rentabilidade) médio de uma carteira; prazo médio de carteiras; carteiras com prazos diferentes e com diferentes momentos de aplicação.
  • Reposição de Ativos e Análise de Investimentos: interpretação e análise dos métodos de engenharia econômica: taxa interna de retorno – IRR e valor presente líquido – NPV; comparações entre os métodos; aspectos conflitantes; custo equivalente anual; critérios de decisão; substituição de ativos.

Carga Horária Básica: 24,0 horas

 MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA AS OPERAÇÕES COMERCIAIS DE COMPRAS

 Objetivos

O objetivo básico do curso é o de desenvolver os conceitos e técnicas de Matemática Financeira dentro do ambiente empresarial de compras e suprimentos. O curso tem conteúdo bastante prático, proporcionando o conhecimento das estratégias comerciais dentro da realidade brasileira.

            O curso é desenvolvido com o uso de calculadoras financeiras (ênfase na HP 12 – C), permitindo o aprendizado de suas diversas operações e funções disponíveis.

 A Quem se Destina

            Especialmente recomendado a todo pessoal envolvido com a área de compras e suprimentos da empresa e que deseje obter melhor qualificação técnica e capacidade decisória.

 Programa

            Critérios e formação dos juros; tipos de taxas de juros: nominal, efetiva, proporcional, equivalente, real e antecipada; taxas prefixadas e taxas pós-fixadas; as taxas de juros de mercado e o custo de oportunidade para as decisões de compras; estratégias de compras; compras a vista versus compras a prazo; descontos para compras a vista e descontos em cascata; custo efetivo das compras a prazo; custo do produto a valor presente e a preço de reposição.

Carga Horária Básica: 12,0 horas

 MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ÀS OPERAÇÕES DE VENDA E FORMAÇÃO DE PREÇOS

 Objetivos

            O objetivo básico do curso é o de desenvolver os principais conceitos e técnicas de Matemática Financeira voltados à formulação de estratégias comerciais de vendas e formação de preços.

            O curso é desenvolvido de maneira bastante prática, destacando a realidade brasileira no que se refere às condições da economia, mercado financeiro, tributos etc. 

            Está previsto no curso o uso de calculadoras financeiras (ênfase na HP 12 – C), suas principais operações e funções disponíveis.

 A Quem se Destina

            É preferencialmente indicado a executivos e profissionais da área de vendas que estejam interessados em desenvolver suas qualificações técnicas e conceituais. É recomendado, também, a pessoal de outras áreas que necessite conhecer mais qualificadamente a estrutura de preços e estratégias comerciais das empresas.

 Programa

Como são formados os juros; diversos tipos de taxas de juros; estrutura das taxas prefixadas e pós-fixadas; créditos comerciais e cálculo de seus custos efetivos; custo de oportunidade das vendas a prazo; como formar preços de vendas; impostos incidentes sobre as vendas; metodologia de embutir os impostos sobre as vendas no preço final do produto; fator de mark-up para o cálculo do preço de venda; descontos financeiros; margem de contribuição a valor presente e a preço de reposição; formação do preço de venda a prazo; matemática financeira, estratégias de vendas e preços competitivos.

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

ANÁLISE ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS

Objetivos

O curso tem por objetivo cobrir não somente os fundamentos técnicos e conceituais da Matemática Financeira, como também aprofundar o conhecimento e desenvolver suas principais aplicações práticas no âmbito da análise de investimentos. 

            O enfoque adotado no curso procura o raciocínio financeiro, de maneira a permitir um conhecimento mais sólido e eficiente na solução de problemas específicos de avaliação econômica de investimentos.

            Está prevista a utilização de calculadoras financeiras com ênfase na linha HP.

A Quem se Destina

A todos os profissionais interessados no estudo das técnicas de Matemática Financeira aplicadas à análise de investimentos.

            Para um melhor aproveitamento do curso, é recomendável que os participantes possuam um conhecimento prévio básico de matemática Financeira e uso de Calculadoras Financeiras.

Programa

  • Cálculo Financeiro: formação das taxas de juros; diferentes tipos de taxas; equivalência financeira; acumulação de capital; fluxos de caixa.
  • Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos: valor presente líquido; taxa interna de retorno; tempo de recuperação do capital – payback; custo equivalente anual; taxa de rentabilidade e índice de lucratividade; critério de decisão; o timing do investimento.
  • Análise Crítica dos Métodos: o pressuposto do reinvestimento dos fluxos intermediários de caixa; comparações entre a taxa interna de retorno e o valor presente líquido; alternativas com múltiplas taxas interna de retorno; decisões conflitantes; a intersecção de Fischer.
  • Análise Comparativa de Projetos: comparações entre alternativas de investimentos; investimentos com disparidade de tamanho e disparidade de tempo; comparando projetos com diferentes vidas úteis; projetos mutuamente excludentes, projetos dependentes e projetos independentes; avaliação de investimentos sob racionamento de capital.

Carga Horária Básica: 16,0 horas

MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES NO MERCADO FINANCEIRO

 Objetivos

            A primeira parte do curso envolve uma revisão de matemática Financeira, abordando seus conceitos básicos e instrumental de análise. É dispensada ainda atenção para o aprendizado da calculadora financeira (ênfase na HP 12 – C), suas principais operações e funções diversas.

            Posteriormente, todo aprendizado é aplicado ao ambiente do mercado financeiro, analisando-se suas principais operações, instrumentos e metodologias de cálculo.

 A Quem se Destina

A todos os profissionais interessados na aplicação da Matemática Financeira nas operações praticadas no mercado financeiro nacional.

 Programa

            Matemática Financeira e formação das taxas de juros; cálculos financeiros com taxas prefixadas e pós-fixadas; operações com títulos de renda fixa e incidência de IR; créditos comerciais, descontos de duplicatas e operações hot money; CDI; IOF; spread bancário; contas garantidas com taxas flutuantes; reciprocidade bancária; prazo médio e desconto médio de borderô de duplicatas; taxas antecipadas e taxas postecipadas; juros por dia útil e juros por dia corrido; taxa efetiva e taxa over; crédito direto ao consumidor; coeficientes de financiamento e de leasing; Finame e TJLP; taxa média e prazo médio de carteiras; indexadores da economia e taxa referencial de juros.

PARCEIROS
APOIADORES